Folgen
-
Neste episódio conhecemos a história de Aureliana Chambal Chilengue, estudante de pós doutoramento na Inglaterra onde se encontra a estudar pela 2a vez, depois de ter antes lá ter estado antes a beneficiar de uma bolsa Chevening. Na primeira instância foi como mulher casada, desta vez foi como casada e mãe , com diferentes desafios e responsabilidades. Vamos saber como ela sem planear, foi convencida pelo seu parceiro a concorrer para se candidatar a uma bolsa e com muito esforço alcançou esse objectivo e como o facto de ter estabelecido boas relações profissionais tanto em Moçambique como no Reino Unido criaram as condições perfeitas para que ela pudesse se candidatar anos depois ao pós doutoramento. Conheça esta história de auto superação, auto descoberta e uma vontade enorme de explorar novos horizontes e obter novos conhecimentos a levaram a Nottingham Trent.
-
Neste episódio conhecemos a história de um jovem que começou por fazer um ano do curso de medicina antes de fazer um “u-turn” e seguir o curso de informática e estabelecer se como programador. Ele conta nos como ter se candidatado para trabalhos no Canadá, Reino Unido e outros países , e depois a persistência em enviar centenas de cvs e fazer inúmeras entrevistas conseguiu finalmente o seu trabalho ideal em Munique , Alemanha.
-
Fehlende Folgen?
-
Neste episódio conhecemos a história e trajectória de Heloisa Sitefane , uma jovem que cresceu no distrito de Chicuque (Maxixe) , tendo mais tarde se mudado para Maputo onde concluíu o ensino primário, secundário e universitário. Vamos saber de que forma a pandemia influenciou na sua decisão de interromper temporariamente o seu percurso profissional para ir atrás de um MBA na prestigiada Duque University nos EUA, e como o processo de estudar num curso intenso na Carolina do Norte está a mudar e a transforma la numa pessoa mais confiante, resiliente e determinada.
-
Neste episódio vamos conhecer a história de vida e carreira de Ataíde Sucá, um dos melhores tenistas que Moçambique viu nascer. Ele fala nos da trajectória que o levou a Charlotte onde vive actualmente com a família, como o desporto o moldou para que fosse uma pessoa batalhadora, dedicada e persistente em tudo o que faz.
-
Neste episódio ficamos a conhecer o Roberto, moçambicano residente nos Estados Unidos há 9 anos, e ficamos saber das peripécias da vida em Philadelphia.
-
Nada acontece por acaso. Muíno Taquidir praticamente nasceu para imigrar, tendo nascido em Maputo, crescido e vivido parte da infância entre Beira e Maputo, a história de vida dele praticamente moldou lhe pra que um dia pudesse viver fora e de certa forma adaptar se sem grandes problemas à vida no estrangeiro. Neste episódio animado, o meu convidado descreve como uma chamada casual o levou a dedicar se (sem muito entusiasmo) a um processo que terminou com a matrícula numa universidade italiana. Tendo passado por alguns desafios típicos da vida de imigrante hoje ele acredita que tudo valeu a pena e daqui para frente são mais batalhas para vencer.
-
Quem não arrisca não petisca, foi assim que o Paulo se convenceu em 2007, que valia a pena ir tentar a vida em Newcastle(AUS) , desafiando várias vozes menos a favor, incluindo do seu pai. De desafio em desafio ele foi singrando no mercado australiano, hoje reside em Brisbane e agradece diariamente pela benção e privilégio de viver onde vive.
-
No episódio de hoje conhecemos a história de Adriana Caifaz, uma mulher para quem a vida deu uma segunda oportunidade de começar uma nova vida na Austrália, como foi casar com um Aussie, aprender e integrar se numa nova cultura, adaptar se a vestir a vontade para todo o lado sem se preocupar com os olhos alheios e muito mais, uma conversa bastante divertida .
-
Neste episódio o meu convidado , conta-nos como foi mudar do sistema universitário mocambicano (mentalidade nós alunos contra os teachers) 😄 , para um sistema de menos conflito e mais cooperação. Ficamos também a saber de certos aspectos que temos pré concebidos em relação aos portugueses que na prática chegam a ser o oposto do que talvez a maioria dos moçambicanos conhece, sem nos esquecermos que falar Futebolês em Portugal é (quase) um Must.
-
Neste episódio Aldovanda Alexander conta nos como foi sair do vibrante Maputo para a super metrópole Toronto, e posteriormente para Irlanda do Norte, mais concretamente para Carrickfergus , uma pequena localidade onde em 1912 o Titanic esteve parado por algumas horas. Um trajecto bastante interessante, com várias peripécias e lições aprendidas pelo caminho.
-
Uma viagem até Hamburgo , para onde voei neste episódio para conhecer a Melanie Netzband que nos conta dos desafios da língua alemã, inverno, estudar para uma nova profissão, educar filhos numa cultura diferente e muito mais.
-
Neste episódio ficamos a conhecer um pouco sobre a vida em Nairóbi, Kenya, do ponto de vista de Ricardo Pereira, um imigrante moçambicano, que nos conta sobre como foi se adaptar a vida num país marcado por recentes , ataques terroristas , um país acolhedor, orgulhoso da sua língua principal Swahili, e a visão global que este país tem em relação a vários desafios sociais e económicos.
-
Neste episódio, conhecemos a história de vida em Cape Town , da Lourena do Rosário, imigrante há quase 8 anos. A história de vida imigrante dela confunde se com a vida “dupla” que leva como profissional de IT e a sua missão de vida que é o empoderamento feminino, uma história cativante e cheia de conhecimento.
-
Neste episódio vamos conhecer a história e trajectória profissional e de vida de Natu Lauchande, que saiu de Moçambique em 2013 para estudar na África do Sul, o planeado na altura era estudar e algum tempo depois regressar ao seu posto de trabalho na Manhiça, mas como nem tudo na vida sai conforme planeado, a jornada dele levou-o a Amazon, e uma breve experiência em Berlim fez lhe concluir que o seu amor por África era maior do que imaginava e acabou regressando e se fixando em Cape Town.
-
Neste episódio bastante divertido e inspirador sobre a Suécia, conversamos com Suzete Timba, moçambicana, arquitecta de profissão que nos fala de vários assuntos da vida em Estocolmo como profissional, em Lund como estudante etç. Dos diferentes assuntos acordados há a destacar: A) Trabalho : não precisa trabalhar extra horas para provar o seu valor B) Liberdade de expressão: aprendi a dar a minha opinião , dizer não sem medo C) Amizades/relacionamentos : socializarmos num dia e nos abrirmos não significa que somos amigos D) Acabar com a festa: basta dizer algo como estou cansada/o é suficiente para informar aos teus convidados que é hora de acabar a festa/social
-
Neste episódio conversamos com Délio Zandamela, um estudante moçambicano apaixonado pelo Japão, reside em Osaka . Ficamos a saber dos mendigos cultos, como foi a experiência de um tremor de terra de magnitude 6.8 e como isso motivou os seus vizinhos a finalmente conversarem com ele. O Délio partilha também é recomenda nos os seus pratos japoneses favoritos, o momento lindo (e solitário) que foi o nascimento da sua filha e como é ser casado e pai num país em que a cultura incentiva as pessoas a seguirem carreira e a viver uma vida focada no sucesso profissional, com pouco ou nenhum tempo para “sentar no muro” e bater papo.
-
Neste episódio vamos conhecer o Neto, residente em Leiria, na zona centro de Portugal. Ficamos a saber como a sua fé e determinação o levaram a dar um passo arriscado em busca de novos horizontes. Como foi ser interrogado no aeroporto de Schiphol, e posteriormente navegado entre trabalhos através de um networking não planeado.
-
La Vir Belle de Thabi - neste episódio viajávamos a Avignon, cidade no sul de França, que foi residência de papas entre os anos 1307-1377 e é actualmente património mundial da UNESCO. Ficamos a saber como a Thank foi aqui parar depois de ter estudado na Índia, trabalhado brevemente na Zambézia e depois partido para Grénobles para fazer o mestrado e também passado brevemente por Bordéus. As peripécias da burocracia francesa , a boa(?) cozinha e as lindas paisagens francesas são parte da vida aventureira desta jovem mocambicana.
- Mehr anzeigen