Folgen
-
Nos últimos dias de 2024 e nos primeiros de 2025, multiplicaram-se os recados e críticas diretas entre os responsáveis de órgãos políticos e instituições nacionais. A meados de dezembro, na apresentação do boletim económico, o governador do Banco de Portugal avisou que o défice pode voltar já em 2025 às contas do Estado, pois a despesa está a crescer muito além da receita. Já em janeiro foi conhecida a nomeação de Helder Rosalino, para o cargo de consultor do Banco de Portugal na secretaria geral do governo, com um salário de quase o dobro de o Presidente da República, uma polémica que suscitou o escrutínio dos ordenados dos restantes consultores do banco. Estarão os milhões de euros do PRR a ser bem gastos? Ouça a análise de Maria João Marques (economista, gestora e comentadora SIC), João Duque (presidente do ISEG), Óscar Afonso (diretor da faculdade de economia da universidade do Porto) e António Nogueira Leite (vice-presidente da Caixa Geral de Depósitos) na versão podcast do programa Negócios da Semana, emitido na SIC Notícias a 8 de janeiro.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
A poucos dias do final do ano é tempo para avaliar a execução do plano de recuperação e resiliência que tem de estar completo até ao final de 2026. Importa perceber como está a correr a aplicação dos fundos do Portugal 2030, nomeadamente nos fundos regionais. Para acelerar o investimento com fundos europeus o governo fez aprovar alterações às leis da contratação pública e as críticas somam e seguem. Ouça a entrevista exclusiva com Manuel Castro Almeida (ministro Adjunto da Coesão Territorial) na versão podcast do programa Negócios da Semana, emitido na SIC Notícias a 18 de dezembro.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
Fehlende Folgen?
-
Esta quinta-feira, (12) é esperado mais uma descida das principais taxas de juro do Banco Central Europeu. Os analistas apontam para um corte de 25 pontos base que se soma a outros três cortes feitos desde julho deste ano. O impacto será positivo para as famílias, sobretudo as mais jovens e endividadas e com créditos à habitação. Ouça a análise de Luís Leon, (fiscalista) Catarina Castro (comentadora SIC de assuntos económicos) e Óscar Afonso (economista) na versão podcast do programa Negócios da Semana, emitido na SIC Notícias a 11 de dezembro.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
Com a queda do governo de Michel Barnier, esta quarta-feira, a França entra numa crise política que inevitavelmente terá consequências económicas, financeiras e sociais. Os juros que os investidores exigem para comprar dívida pública francesa são cada vez mais elevados. Igualmente em crise política, com eleições à vista no início do próximo ano, a Alemanha está em recessão económica desde o ano passado e as perspetivas negativas permanecem. Estamos em risco de entrar numa nova crise de dívida na Europa da moeda única? Catarina Castro, economista e comentadora SIC; Luís Miguel Ribeiro, Presidente da Associação Empresarial de Portugal; e José Couto, Presidente da Associação de Fabricantes de Indústria Automóvel; são os convidados de José Gomes Ferreira no Negócios da Semana, emitido na SIC Notícias a 4 de dezembro.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
O elevado nível das comissões cobradas pelos bancos sobre produtos e serviços bancários voltou ao topo da atualidade por causa das amortizações antecipadas dos créditos à habitação. Com a subida generalizada das taxas de juro, em 2022 o Governo decidiu proibir a cobrança de comissões nas amortizações antecipadas de créditos a taxa variável. Este é o mote para uma conversa mais alargada sobre o elevado nível de comissões aplicadas pelos bancos na posse e transação de produtos financeiros e na prestação de serviços bancários em geral. Vinay Pranjivan (Economista da DECO, especialista de questões financeiras e na área de produtos e serviços bancários); João Duque (economista, professor Universitário, Presidente do ISEG, e comentador SIC de assuntos económicos e financeiros); Oscar Afonso (Economista, Professor catedrático e Diretor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto) e Paulo Morais (presidente da Associação Frente Cívica) são os convidados de José Gomes Ferreira no Negócios da Semana, emitido na SIC Notícias a 27 de novembro.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
Na semana em que termina a COP29 sobre as alterações climáticas, a decorrer em Bacu (Azerbaijão), importa saber como está a correr a chamada transição energética em Portugal. No final do verão, o Ministério do Ambiente e Energia colocou à disposição pública um documento de revisão do PNEC (Plano Nacional de Energia e Clima). O objetivo final é a atingir a neutralidade carbónica em 2050. Esta é a transição energética de que o país precisa? Luís Mira Amaral (economista, engenheiro e antigo ministro da Indústria e Energia) e João Joanaz de Melo (doutorado em Engenharia do Ambiente e professor no Centro de Investigação de Ambiente e Sustentabilidade da Universidade Nova de Lisboa) são os convidados deste episódio do programa Negócios da semana, emitido na SIC Notícias a 20 de novembro.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
A política e os grandes negócios correm a par e passo e, por vezes os protagonistas são os mesmos. O tema das portas giratórias, que saem da política e entram nas empresas, não é uma novidade. Mas uma coisa é ver o panorama abstrato, outra coisa é ver os diversos casos deste género na política nacional, como foi o caso de Frederico Francisco, ex-secretário de Estado das Infraestruturas. Ouça a versão podcast do programa Negócios da Semana, que conta com a participação de Margarida Mano (Presidente da secção portuguesa da transparência internacional), Ana Gomes (comentadora SIC) e João Paulo Batalha (vice-presidente da Associação Frente Cívica). Emitido na SIC Notícias a 13 de novembro.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
Com a viabilização do Orçamento do Estado para o próximo ano praticamente garantida, a discussão no parlamento soma e segue. Desde as cativações que o PSD tanto criticava aos governos de António Costa até aos impostos indiretos que sobrecarregam as empresas ou ao IRS Jovem, a oposição tem muitas críticas. Que reformas estruturais prepara o governo de Montenegro? Para debater estas e outras temáticas, Luís Mira Amaral e António Nogueira Leite (ambos economistas) são os convidados do programa Negócios da Semana, emitido na SIC Notícias a 30 de outubro.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
O ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, é o convidado de José Gomes Ferreira neste Negócios da Semana em podcast. O ministro afirma que há pouca margem para negociações no Orçamento do Estado para 2025, esperando que o PS o viabilize. Apesar de ter participado em reuniões públicas com o Chega, garantiu nunca ter analisado propostas do partido para o orçamento. Sobre uma possível demissão do governo em caso de chumbo, deixou essa decisão ao primeiro-ministro Luís Montenegro. Miranda Sarmento defende que o crescimento económico será superior ao previsto se o orçamento for aprovado, graças a reformas estruturais. O Negócios da Semana foi emitido a 16 de outubro, na SIC Notícias.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
Está fechada e aprovada em conselho de ministros a proposta do OE2025. O primeiro ministro disse, esta terça-feira, em entrevista à SIC, que aproximou o mais que podia os termos do novo regime do IRS Jovem à contraproposta do PS. Que outras surpresas, positivas ou negativas, podem as famílias e as empresas portuguesas esperar do Orçamento do Estado? Ouça a análise dos fiscalistas Carlos Lobo, Rogério Fernandes Ferreira e Tiago Caiado Guerreiro na versão podcast do programa Negócios da Semana, emitido na SIC Notícias a 9 de outubro.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
Já se conhecem as datas indicativas para a discussão do Orçamento do Estado na Assembleia da República. As decisões finais ficaram agendadas para 28 de novembro. Se até agora a governação de Luís Montenegro tem sido marcada por coligações negativas, será de esperar que, entre a apresentação das propostas e a votação final global, os partidos da oposição façam aprovar propostas que alterem significativamente o OE2025. Como pode o governo da AD garantir que controla realmente o próximo Orçamento do Estado? Ouça a análise de Rui Nuno Baleiras (economista, professor universitário e ex-Secretário de Estado do desenvolvimento regional) na versão podcast do programa Negócios da Semana, emitido na SIC Notícias no dia 25 de setembro.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
A Polícia Judiciária está a investigar as origens do fogo posto em Sever do Vouga e Oliveira de Azeméis. Esta semana já arderam mais de cem mil hectares de floresta, um recorde nacional alcançado em menos de três dias. Porque é que existem tantas ignições? Quais os modelos de gestão das florestas? Os convidados desta emissão do programa Negócios da Semana Para debater estas questões são Pedro Lobo, presidente da C.M. Sever do Vouga; Clemente Pedro Nunes, Professor do Instituto Superior Técnico; e António Cerveira Pinto, Analista Político. Programa emitido na SIC Notícias no dia 18 de setembro.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
No Negócios da Semana em podcast, José Gomes Ferreira recebe no painel os economistas António Nogueira Leite, Catarina Castro e Joaquim Ventura Leite. A menos de um mês para a apresentação do Orçamento do Estado para 2025, os sinais de estagnação económica em alguns países da União Europeia fazem aumentar as preocupações sobre um possível impacto em Portugal. Marcelo Rebelo de Sousa parece estar atento, e até já convocou o Conselho de Estado para discutir os efeitos de uma potencial crise em Portugal. Será que Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos partilham da preocupação? São estas algumas das questões colocados no Negócios da Semana de 11 de setembro, na SIC Notícias.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
O Governo decidiu lançar um mega pacote de obras públicas sem dinheiro para as fazer. É como se Portugal tivesse ficado rico de repente. A solução para pagar estas obras passa pelo alargamento dos prazos das concessões já existentes a favor de privados, a atribuição de novas concessões em regime de Parcerias Público-Privadas, cedência de receitas do Estado e o aumento de tarifas de utilização, nomeadamente nos aeroportos nacionais, sobre os utentes. Portugal não precisa de um novo aeroporto na região de Lisboa, mas não vamos questionar a necessidade de um novo grande aeroporto nem de uma nova rede ferroviária em alta velocidade. Vamos sim, analisar e questionar os modelos de financiamento das várias grandes obras públicas. Vamos perceber se é possível, como diz o ministro das Infraestruturas, construir um novo grande aeroporto em Lisboa sem custos para o contribuinte. No Negócios da Semana, em podcast, José Gomes Ferreira recebe Paulo Morais, presidente da Frente Cívica, Joaquim Ventura Leite, economista, e António Cerveira Pinto, analista político. Um programa emitido na SIC Notícias a 7 de agosto.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
Umas das principais promessas da AD durante a campanha eleitoral foi pôr Portugal a crescer 3% ao ano em termos reais durante a legislatura. Para isso, Luís Montenegro prometeu reformas económicas de fundo, com o objetivo de aumentar a produtividade e competitividade do país e atrair investimento nacional e estrangeiro de maior valor acrescentado. Até agora, as principais medidas do governo têm sido de reposição de rendimentos de algumas categorias profissionais, como os professores e as forças de segurança, bem como a baixa de impostos para famílias e empresas. A própria oposição tem forçado a aprovação de medidas que reduzem a receita de impostos e aumentam a despesa do estado. Na semana passada o Conselho de Ministros aprovou o programa "Acelerar a Economia", que promete mais crescimento, mais competitividade, mais inovação, sustentabilidade e internacionalização da economia portuguesa. São 60 medidas que passam por maior capitalização das empresas portuguesas, mais incentivos a fusões e aquisições, pela reindustrialização, sustentabilidade e descarbonização. No Negócios da Semana, José Gomes Ferreira entrevista o ministro da Economia, Pedro Reis, a propósito deste pacote recentemente apresentado. Um programa emitido na SIC Notícias a 10 de julho.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
Por que razão é que grande parte dos responsáveis da classe política, a começar pelo PS e pela esquerda, mas também figuras ligadas ao PSD, elegeram como alvo o Ministério Público e querem claramente desacreditar a operação Influencer? Paulo Morais, Clemente Pedro Nunes e Henrique Neto foram os convidados do Negócios da Semana moderado por José Gomes Ferreira e emitido na SIC Notícias a 3 de julho.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
Há poucos meses tratores e alfaias agrícolas bloqueavam estradas um pouco por toda a Europa. Em Bruxelas ocorreram manifestações, a destruição de alimentos e outros produtos importados, o despejo de palha e até de estrume nas avenidas da cidade e confrontos com as forças de autoridade. Em Portugal, as manifestações dos agricultores portugueses foram menos agressivas, mas igualmente expressivas. Sinais de um mau estar crescente e do desacordo total dos agricultores com as políticas nacionais e comunitárias com o setor.
Apesar de os cortes de até 35% dos subsídios à agricultura biológica previstos no final do ano passado terem sido revertidos, o setor da Agricultura continua a enfrentar os mesmos problemas de fundo. Desde o próprio impacto das alterações climáticas na atividade, mas também um radicalismo ambiental que tudo impõe e tudo proíbe sem respeito pela competitividade das empresas e nem sequer pela situação social dos profissionais do setor.
José Manuel Fernandes, ministro da Agricultura e Pescas, é o convidado do programa Negócios da Semana, emitido a 19 de junho na SIC Notícias.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
A vitória do Partido Socialista nas eleições europeias de domingo, com uma pequena margem mas com mais um deputado que a AD, levou muitos analistas a dizer que agora a liderança de Pedro Nuno Santos está reforçada. Mas será mesmo assim? Com os resultados das eleições europeias, estarão mesmo criadas condições de reforço da governabilidade do país? Ou o governo da AD vai enfrentar ainda mais contestação tanto do Chega como do PS e das restantes oposições? Ouça a análise de António Nogueira Leite, economista e gestor de empresas, Carlos Lobo, jurista e especialista em Fiscalidade, Tiago Caiado Guerreiro, fiscalista e advogado de negócios. Negócios da Semana foi emitido a 13 de junho na SIC Notícias.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
A poucos dias das eleições europeias, os partidos políticos, tanto da coligação no Governo como da oposição, aceleram cada vez mais a distribuição de benefícios aos portugueses. Seja sob a forma de aumentos de subsídios e complementos salariais, seja sob a forma de redução dos impostos a pagar, nomeadamente o IRS. Entretanto, o governo chegou a acordo com mais uma classe profissional, a dos funcionários judiciais, para aumentos de salários, depois do anunciado acordo com os professores. Ouça a análise de Catarina Castro, (economista e Comentadora SIC) João Duque (professor universitário do ISEG e também comentador SIC) e Luís Aguiar-Conraria (professor da Universidade do Minho) na versão podcast do programa Negócios da Semana, emitido na SIC Notícias no dia 5 de junho
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
Esta semana o Governo aprovou, em conselho de ministros, as resoluções que vão permitir a construção de um novo aeroporto em Lisboa, o reforço da capacidade do atual, uma nova ponte sobre o Tejo, para ligação ferroviária de Lisboa ao novo aeroporto, e também a construção de uma linha de alta velocidade ferroviária entre a capital portuguesa e Madrid. Este conjunto de obras vai ultrapassar os vinte mil milhões de euros de custo. O ministro das infraestruturas garantiu que o contribuinte não vai gastar um euro no novo aeroporto.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
- Mehr anzeigen