Folgen

  • O terceiro episódio está no ar e dessa vez vamos conversar com a Aléxia Miranda (@alexiamf_), que fez 4 anos de cursinho, agora está cursando Medicina e tem muita coisa para dividir conosco!

    “Estude enquanto eles dormem” até onde esse discurso vale a pena? Qual o limite para enxergarmos e ouvirmos as necessidades do nosso corpo? Onde fica a preocupação com a saúde física e mental em rotinas cada vez mais exigentes e desgastantes, que pregram cada vez mais pela super produtividade.

    A realidade é que ninguém é produtivo o tempo todo e hoje vamos ouvir um poquinho da experiência da Aléxia no cursinho, como isso afetou e modificou a vida dela, como foi finalizar essa estapa e entrar na faculdade, quais as diferenças práticas que o isolamento social trouxe, onde está a mulher dentro desse mercado de trabalho e os seus sonhos e desejos para o futuro.

    Um episódio muito interessante para pensarmos sobre a importância de possuirmos uma rotina saudável e, se necessário, procurar orientação profissional. Nós não desmentimos que é necessário dedicação e muito estudo para melhorarmos nossas habilidades e competências, a fim de conquistarmos nossos objetivo, mas precisamos perceber também a realidade desigual em que vivemos, em que nem todos partem do mesmo ponto e que costuma deixar a saúde em segundo plano e qual o ritmo que a sociedade vem caminhando e exigindo cada vez mais.

    Espero que gostem e que esse episódio provoque boas reflexões sobre quem nós somos enquanto estudantes, profissionais, indivíduos e sociedade.

    Acesse medium.com/oceana-podcast para mais informações sobre o episódio! Até a próxima!

  • (Cuidado com o nível de audibilidade do som, o episódio possui música no final. A conexão travou algumas vezes mas nada que danifique o conteúdo principal!!!).

    SALVE, SALVE, OCEANA! Esse é o nosso segundo episódio e hoje recebemos a Larissa (@larissavina), que faz pós em Psicologia Aplicada e Neurociência e curso de Psicanálise Integrativa. Nesse episódio nós batemos um papo sobre essas áreas focando mais em assuntos como sonhos, a interpretação dos sonhos e a memória do ser humano.

    “Aonde você vai quando dorme? Há quem acredite que, enquanto nossa cabecinha cochila, nossa mente passa para outro plano, onde tem uma vida tão particular e tão complexa quanto a daqui. Tá, pode ser que só eu pense assim. Mas, em algum momento, todo mundo já acordou mais cansado ou cansada do que quando fechou os olhos após uma noite de sono, certo de que esteve não só em um sonho, mas em outro lugar, outra vida. Nessa terra, somos os mesmos que no mundo desperto, só que não. Encontramos pessoas que conhecemos, mas diferentes. Voamos, nos transformamos, corremos (sempre lentos demais) dos monstros; remoemos o passado, questionamos o futuro, vencemos batalhas impossíveis e viajamos a margens que a luz do dia desconhece.” — Paul Dini. Introdução. Sadman, Terra dos Sonhos.

    Esse trecho não está no episódio mas tem tudo a ver com ele, então vem escutar esse papo incrível e divertido, em que a Lari compartilha um pouco do que aprendeu, continua apredendo e colocando em prática, inclusive nessa época de isolamente social.

    Então, dê valor aos seus sonhos e não se esqueça de ter um bloquinho de notas aí do seu lado para anotar todas as dicas que você vai ouvir.   Foi muito legal gravar com a Lari, a gente se divertiu bastante na construção desse episódio e espero que a nossa experiência também seja sentida e aproveitada por quem nos escutar. Um beijo grande e até o próximo episódio!

    Todas as referências desse episódio estão no nosso MEDIUM. Não deixe de conferir! E acesse nossas outras plataformas.

    "Os aspectos subliminares de tudo o que acontece conosco podem parecer pouco importantes na vida cotidiana, … [mas] são as raízes quase invisíveis de nossos pensamentos conscientes”. — Carl Jung.

  • Fehlende Folgen?

    Hier klicken, um den Feed zu aktualisieren.

  • Salve, salve, Oceana! No episódio de hoje recebemos uma dose da nossa ilustríssima e primeiríssima convidada, Aline Medina. 

    A Aline é estudante de Psicologia e Pedagogia e nesse episódio vamos descobrir um pouco sobre a experiência dela dentro do curso de Psicologia, como ela chegou até ele e o que isso tem trazido para sua vida. Além de tudo mais o que a Aline se sentiu a vontade para compartilhar com a gente através de relatos, planos e sonhos. 

    A gente se preocupa em criar um roteiro para termos ideias de quais assuntos vamos procurar comentar mas no final rolou uma surpresa até para mim e claro, realizar esse projeto e encontrar pessoas para dividir e construir isso juntas, é sempre emocionante de qualquer forma! <3

    Como eu até comento no episódio, estamos vivendo uma pandemia global e o esforço coletivo necessita de isolamento social, então nós gravamos esse episódio através de uma ligação, para que nenhuma de nós fosse exposta a riscos, dito isso, vocês podem perceber algumas oscilações no áudio em determinados momentos mas acredito que o conteúdo principal não foi comprometido.  

    Então é isso, vem conhecer a história da Aline comigo hoje e quem sabe se sentir um pouco mais inspirada e criativa com a sua própria vida.  

    Acessem o nosso Medium e fiquem por dentro de todas as referências citadas nesse papo.

    ONDE MAIS NOS ENCONTRAR: 

    Instagram Oceana 

    Aline Medina 

    Anchor 

    Spotfy 

    Apple Podcasts 

    Google Podcasts 

    Soundcloud 

    Player FM 

    |  Somos diversas, somos imensas. Somos Oceanas. Espero que gostem e até a próxima.

    (Obs: Cuidado com nível de audibilidade do som, possui música no final.)

  • "De dose de em dose 

    Enchemos um oceano

    E mesmo que nos reprimam 

    Em aquários 

    E nos transformem

    Continuamos imensas

    Não mais latentes

    Ainda profundas

    Agora Oceanas

    E talvez

    O seu oceano pareça diferente do meu

    Pelo ponto em que eu me encontro

    Quase submersa

    Mas as águas que passam por mim

    Tabém podem passar

    Por você"

    — Fran Brito.

    Poema autoral que eu escrevi enquanto pensava sobre criar esse projeto e o que ele significava para mim. Do poema acabou surgindo o nome e os detalhes do podcast.

    __

    Acessem e nos sigam nas redes:

    — Link Tree  

    — Medium 

    — Twitter 

    — Instagram

  • Eu sou a Fran, a Anfitriã, tenho 22 anos, sou paulista, taurina e Bacharela em Relações Internacionais. Atualmente desempregada no meio de pandemia e agora uma podcaster! Pois é, eu cheguei Podosfesra!

    Nesse episódio introdutório eu comento sentimentos que me fizeram realmente tirar o Oceana do papel e iniciar a tentativa de construir aqui um espaço de conversas. Conversas informais com mulheres comuns, porque somos muitas e estamos em muitos lugares.

    Aliás, o que é ser comum, não é mesmo? Ser comum é ser incrível e quem é incrível também é comum, pois todas estamos caminhando. Somos complexas, somos imensas e possuímos muitas profundezas em nós. Somos Oceanas.

    Na maioria das vezes, achamos que não temos nada de interessante para falar ou, se temos, com certeza alguém melhor que nós deveria estar falando. Com esse podcast quero provar que todas temos experiências interessantes para ser contadas e que essas experiências, mesmo que nem sempre iguais, já que cada mulher é única e se encontra em uma posição social diferente, podem, quem sabe, inspirar outras.

    Quero dar espaço para a voz de mulheres e saber mais sobre elas, o que elas fazem ou gostariam de fazer, seus receios e seus sonhos. Dar espaço para mulheres que já conheço e outras que espero conhecer no caminho.

    Não estou aqui para responder nenhuma grande questão filosófica da existência dos seres, do projeto de sociedade e do plano para mudar o mundo, isso tudo eu também ainda tô pensando, também tô procurando meu lugar nos espaços coletivos em que minha existência é respeitada e tentando entender o que eu posso fazer como indivíduo e como grupo. Porém, enquanto isso a vida vai rolando e uma coisa que eu acredito que já posso ir fazendo é conversar por aí, estimular ideias e pensar sobre o hoje, não mais sozinha.

    Por isso, a ideia é que a gente se anime um pouquinho mais com cada conversa. Falaremos das nossas experiências pessoais, assim como de experiências acadêmicas e profissionais mas talvez algumas coisas fiquem de fora ou não sejam abrangidas pois vamos focar no nosso contexto, que é qual realmente conhecemos.

    Logo, entendo que nem sempre o que vocês vão ouvir aqui sirva para todas as pessoas ou todas se sintam representadas mas, mesmo assim, espero que gostem de algo!

    Vamos falar sobre quem somos e o que sabemos hoje, sabendo também que tenho muito a conhecer e aprender pela frente, mas buscaremos nunca multiplicar ideias através de preconceitos e dar o nosso melhor!

    Espero que continuem comigo e até o episódio #001 onde de fato começaremos as entrevistas.

    P.s: Nenhum episódio substitui ajuda profissional.

    No nosso Medium sempre os textos bases e referências de cada episódio. Além disso, acesse a nossa árvore de links e nos acompanhe em outras plataformas.

    Até a próxima!