Folgen
-
Neste episódio, investigamos a décima primeira tese tomista: "A matéria determinada pela quantidade é o princípio da individuação, isto é, da distinção numérica, a qual não pode existir nos puros espíritos: distinção numa mesma natureza específica."
-
Neste episódio, investigamos a décima tese tomista: "Apesar de a extensão em partes integrais ser uma consequência da natureza corporal, não é o mesmo, para um corpo, ser substância e ser quantidade. A substância é, segundo a sua razão, indivisível: não à maneira do ponto, mas à maneira do que está fora da ordem da dimensão. Já a quantidade, que confere extensão à substância, difere realmente da substância, e é um verdadeiro acidente."
-
O que é que estes três filmes têm em comum?! A Inteligência Artificial quer aniquilar os homens. Um ser sumamente inteligente quereria aniquilar uma raça inteira? A IA é sumamente inteligente? Algum dia será? Essas perguntas e muitas outras, neste episódio.
-
No episódio de hoje, continuamos a leitura de um sermão de São Tomás de Aquino, proferido em dia de Pentecostes! O que vem fazer o Espírito Santo, ao ser enviado? A quem é enviado? (Parte 2 de 2)
-
No episódio de hoje, lemos um sermão de Santo António aos peixes... Ah... Ups! De São Tomás... sem peixes... no dia de Pentecostes! (Parte 1 de 2)
-
Todos já ouvimos — e alguns já pensámos — como tudo seria melhor se Jesus estivesse corporalmente presente na Terra. Será mesmo? Neste episódio vemos que São Tomás discorda... "por três motivos"!
-
Neste episódio, analisámos a nona tese tomista: "Daquelas duas partes, nenhuma tem por si mesma ser; nenhuma por si mesma se produz ou corrompe, nem tem lugar num predicamento, a não ser redutivamente, como princípio substancial."
-
Neste episódio, analisámos a oitava tese tomista: "A criatura corporal, por outro lado, é, na sua essência mesma, composta de potência e de acto; os quais, potência e acto, em relação à essência, são designados pelos nomes matéria e forma."
-
Muitos de nós, ao falar em Ressurreição, pensam logo na alma, que continua viva depois da morte. Neste episódio, falamos sobre a ressurreição da alma, a ressurreição do corpo e a sua relação com a ressurreição de Cristo.
-
Neste episódio, perguntamo-nos acerca da diferença (se há...) entre o corpo de Cristo antes e depois da morte. É o mesmo? É incorruptível? Entre a nuance e a heresia.
-
Cristo, para nos salvar, tinha de morrer. Mas... tinha de morrer na cruz?! Neste episódio, vemos o sentido de que Nosso Senhor tenha morrido, não de outro modo, mas crucificado.
-
Neste episódio, querendo contemplar com São Tomás a agonia de Jesus no Horto das Oliveiras, perguntamo-nos: terá havido um sofrimento maior que o de Cristo?
-
Neste episódio, analisámos a sétima tese tomista: "A criatura espiritual é absolutamente simples na sua essência; todavia, há nela dupla composição: uma, de essência e existência; outra, de substância e de acidente."
-
Neste episódio, alisámos a sexta tese tomista: "Além dos acidentes absolutos, há também o acidente relativo, que é 'para algo'. Embora, de facto, 'para algo' não signifique, segundo a sua razão própria, algo inerente a alguma coisa, tem muitas vezes a sua causa nas coisas, pelo que é uma entidade real distinta do sujeito."
-
Hoje, há 750 anos, São Tomás de Aquino morreu. Parabéns! Sim, parabéns! Nasceu para o Céu. Escreveu muita coisa, sim; tinha uma cabeça grande. Mas como seria o seu coração? Neste episódio, vemos alguns episódios da sua vida.
-
Neste episódio, analisámos a quinta teste tomista: "Ademais, há em toda criatura composição real de sujeito subsistente com as formas que lhe são acrescidas secundariamente, isto é, os acidentes; e essa composição não poderá ser compreendida, se a existência não é recebida realmente em uma essência distinta dela."
-
Neste episódio, analisámos a quarta tese tomista: "O ente, cujo nome deriva de ser, não se diz igualmente de Deus e das criaturas de maneira unívoca, nem de maneira puramente equívoca, mas de maneira análoga, de analogia ao mesmo tempo de atribuição e de proporcionalidade."
-
Neste episódio, analisámos a terceira tese tomista: "Por isso, na razão absoluta do ser mesmo, só Deus subsiste, só ele é inteiramente simples; todas as outras coisas, que participam do ser, possuem uma natureza que restringe o ser e são constituídas de essência e existência, como princípios realmente distintos."
-
Na primeira parte deste episódio, analisamos o primeiro sermão de São Tomás acerca do Credo, o "Prólogo".
-
Na primeira parte deste episódio, ouvimos o primeiro sermão de São Tomás acerca do Credo, o "Prólogo".
- Mehr anzeigen