Folgen
-
A queimadura é um dos danos mais graves ao qual nosso corpo pode ser submetido. Todo o ano o Brasil registra, em média, 150 mil internações por queimaduras. Crianças representam 30% desse total.
Neste ‘Por que Dói?’ Juliana Conte, repórter do Portal Drauzio, conversa com Alfredo Gragnani, médico cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), e professor responsável pelo departamento de queimaduras agudas da Unifesp.Veja também: Como tratar queimaduras de acordo com o grau
-
A gastrite atinge cerca de 2 milhões de brasileiros, sendo uma das inflamações no estômago mais frequentes. Mas será que a gastrite tem a ver somente com a alimentação, ou também pode estar relacionada a outros fatores como o estresse? Juliana Conte, repórter do Portal Drauzio, e a dra. Patrícia Almeida, gastroenterologista do Hospital Albert Einstein, falam sobre a gastrite, suas causas e formas de tratamento.
Veja também: Três doenças comuns do sistema digestivo | Infográfico
-
Fehlende Folgen?
-
Hérnia umbilical é um dos tipos de hérnias mais comuns. Ela atinge até 20% das crianças, mas também pode acometer adultos. Essa hérnia se origina na região abdominal e se desenvolve quando uma porção do intestino, ou do tecido que reveste a cavidade abdominal atravessam as camadas de tecido que compõem a parede abdominal, gerando uma protuberância.
Juliana Conte entrevista a dra. Vanessa Prado, médica cirurgiã do aparelho digestivo, que fala mais sobre hérnia umbilical, se ela causa dor ou desconforto, quais são os tratamentos e os cuidados recomendados. -
A depressão está presente em 50% dos pacientes com fibromialgia, segundo Sociedade Brasileira de Reumatologia. E isso não é coincidência. A presença de quadros ansiosos e depressivos é resultado dos inúmeros desafios que os pacientes precisam enfrentar, desde a busca pelo diagnóstico até intensidade da dor que sofrem.
A apresentação fica por conta da jornalista Juliana Conte.
Participam deste episódio a psicóloga Daniela Ribeiro Matheus, membro da comissão de educação multiprofissional da SBR, o Dr. Marco Rocha, reumatologista, e a farmacêutica Aline Fleck, que convive com a fibromialgia há 10 anos.
Veja também: Por que é difícil tratar a fibromialgia? | Por Que Dói? | Quando tudo dói #2
-
Pacientes com fibromialgia estão acostumados a ir de médico em médico em busca de uma resposta para as dores que sentem. Geralmente, eles só saem com um diagnóstico de fibromialgia na quarta visita médica, quando finalmente é encaminhado para um reumatologista.
Assim como o diagnóstico, o tratamento também é bastante complexo, já que não existe um único caminho para conseguir bloquear a dor.
Essa é a segunda parte do novo especial do “Podcast Por Que Dói?”, que, ao longo de 3 episódios, irá abordar tudo o que você precisa saber sobre fibromialgia.
A apresentação fica por conta da jornalista Juliana Conte.
Participa deste episódio, o Dr. Marco Rocha, reumatologista e presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia.Veja também: Fibromialgia: a dor que se espalha pelo corpo | Por Que Dói? | Quando tudo dói #1
-
Há registros de casos de pacientes com fibromialgia desde o final do século 19, mas foi só na década de 1970 que o problema ganhou o nome. Fibromialgia é a dor mais generalizada, difusa e sem caráter inflamatório. Porém, existem pacientes que sentem mais dor na região superior, como ombros, trapézio, cabeça, e outros que sentem mais dor nos membros inferiores, como perna, tornozelo.
Começa hoje o novo especial do “Podcast Por Que Dói?”, que, ao longo de 3 episódios, irá abordar tudo o que você precisa saber sobre fibromialgia.
A apresentação fica por conta da jornalista Juliana Conte.
Participam deste episódio, o especialista Dr. João Alho, médico reumatologista, e a paciente Aline Fleck, que convive com a fibromialgia há 10 anos.Veja também: Como a fibromialgia afeta a saúde mental dos pacientes?
-
A hemofilia é uma doença hemorrágica. Pacientes com hemofilia não têm fator de coagulação, por isso não conseguem, ou têm muita dificuldade, em estancar sangramentos. O que muita gente não sabe é que esses sangramentos podem ser internos e acometer as articulações e os músculos. E isso causa muita dor, além de inchaço e dificuldade de locomoção se não for tratado.
Juliana Conte conversa com a médica hematologista Dra. Ana Clara Kneese do Comitê de Hemostasia da ABHH (Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular) sobre o assunto. -
Crescer dói, já dizia Clarice Lispector.
As dores de crescimento são dores que normalmente se manifestam nas pernas de crianças durante a noite. É uma condição bastante comum, principalmente em crianças na faixa dos 5 a 10 anos, e desaparecem espontaneamente mesmo sem tratamento.
Juliana Conte, jornalista do Portal Drauzio, convida o Dr. Cláudio Len, do Departamento de Reumatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, para conversar sobre o tema e explicar melhor por qual motivo isso ocorre. -
Ter uma unha encravada pode ser bastante dolorido e desconfortável. Muitas pessoas tendem a resolver o problema em casa, de maneira caseira, o que não é recomendado já que pode causar sangramento, infecção e até deformação na unha. Neste episódio, Juliana Conte convida a podóloga Marta Botelho, para tirar as principais dúvidas sobre o assunto.
-
O hábito de fazer exercícios diários, seja ao ar livre ou em academias, é defendido por cientistas e recomendado por médicos como um dos melhores caminhos para uma vida saudável e uma velhice tranquila.
Mas e quem tem dor crônica, muitas vezes decorrente de doenças pré-existentes, como artrite reumatoide, fibromilagia, hérnias, enxaqueca, dores musculares, pode fazer atividade física?
No último episódio da série sobre exercícios físicos, Juliana Conte, repórter do Portal Drauzio, fala sobre a importância de manter-se ativo, mesmo com algumas comorbidades físicas.
-
Com a moda dos treinos intensos e de curta duração, com as aulas de crossfit e spinning bombando na academia, onde se espera, no mínimo, sair com a camiseta pingando de suor, a questão que fica é: como saber se a intensidade de exercícios não estão passando da conta para o meu tipo e preparo físicos?
No segundo episódio do especial sobre exercícios físicos, a jornalista Juliana Conte explica tudo o que você precisa saber sobre os impactos dos exercícios físicos neste especial de 3 partes, que vão ao ar nas quartas-feiras, 19h.
-
Se você decidiu que é hora de começar a fazer mais exercícios físicos: parabéns. Mas saiba que uma série de mudanças irá ocorrer em seu organismo. Sua pressão vai se estabilizar, seus níveis de insulina vão diminuir e você vai sentir um pouquinho de dor no começo. Mas calma, que é uma dor boa, que simplesmente está "acordando" seus músculos.
Juliana Conte, repórter do Portal Drauzio, explica tudo o que você precisa saber sobre os impactos dos exercícios físicos neste especial de 3 partes, que vão ao ar nas quartas-feiras, 19h.
-
Entenda o que pode causar a prisão de ventre e o que fazer para combatê-la.
Veja também: Quantos dias posso ficar sem ir ao banheiro?
-
A rinossinusite, popularizada e conhecida como sinusite, pode atingir qualquer pessoa. Ela ocorre quando há inflamação da mucosa do nariz e dos seios paranasais, causando secreção nasal, dor na face, dor de cabeça e até dor na arcada dentária. Agentes infecciosos como fungos, bactérias e vírus, são possíveis causas da sinusite, mas alergias também podem desencadeá-la. Saiba como é possível evitar crises recorrentes.
-
Você sabe o que faz um médico algologista? Ele é especialista nos cuidados de dor. Ouça agora a entrevista que a jornalista Juliana Conte fez com dois profissionais da área.
Veja também: É dor de cabeça ou enxaqueca? - Por Que Dói? | Especial #01
-
Somente em agosto de 2022, foram registrados quase 3700 casos de monkeypox em todo país, segundo boletim do Ministério da Saúde.
No início, os sintomas podem ser parecidos com qualquer outra virose, mas depois de alguns dias, as lesões na pele podem começar a surgir. Essas bolhas, muitas vezes, são bastante dolorosas e difíceis de serem tratadas, sendo necessário que o paciente fique internado por alguns dias para controle de dor.
Neste episódio do Por que Dói?, Juliana Conte convida o dr. Alvaro da Costa, infectologista do Hospital das Clínicas da Usp.Veja também: 11 perguntas e respostas sobre a varíola dos macacos
-
Maconha ajuda no tratamento da enxaqueca? O que eu devo tirar da minha alimentação para não ter dores frequentes? O que é botox, quanto custa? No último episódio Por que Dói? especial, a jornalista Juliana Conte tira as principais dúvidas que surgiram e foram enviadas pelos ouvintes. Ouça agora.
-
No quarto episódio do especial do Por Que Dói?, Juliana Conte, repórter do Portal Drauzio, compartilha como está sendo o início do seu tratamento para enxaqueca, quais são as restrições, os métodos utilizados e o custo-benefício.
Fique ligado que o episódio bônus chega na próxima semana, 16/09.
-
O paciente com enxaqueca costuma enfrentar uma verdadeira odisséia até conseguir um tratamento adequado para sua condição. Botox, anticonvulsivantes, anticorpo monoclonal.... A lista de opções é extensa, mas nem sempre o benefício é garantido. Ouça agora o novo episódio do especial sobre enxaqueca.
-
No segundo episódio da série sobre enxaqueca, vamos falar sobre o uso abusivo de analgésicos e porque é necessário fazer uma desintoxicação antes de iniciar qualquer tratamento para a doença. Ouça agora.
- Mehr anzeigen