Folgen
-
Gostar de fisiologia e de fisiopatologia parece ser a condição para optar por esta especialidade. Isso, e também gostar de estar sempre a par das evoluções tecnológicas na saúde. E estar bem preparado para o trabalho em equipa multidisciplinar.
Estamos numa altura decisiva para muitos jovens médicos, que terminaram a sua licenciatura, fizeram o exame de acesso e, agora, têm de escolher o seu futuro. No Hospital da Luz, mais de três dezenas de médicos estão, neste momento, a fazer a sua formação pós-graduada em 13 especialidades médicas e cirúrgicas.
Neste episódio do QUASE ESPECIALISTA, falamos do internato em Medicina Nuclear no Hospital da Luz com Cristina Loewenthal, tutora e especialista em Medicina Nuclear no Hospital da Luz Lisboa, e o médico interno Bruno Martins.
O QUASE ESPECIALISTA é o novo podcast Hospital da Luz, para subscrever e seguir. O Hospital da Luz está em todas as plataformas!
-
O momento é, provavelmente, dos mais difíceis da vida académica dos futuros médicos especialistas. Esperar pelos resultados do exame. Depois ver a nota. A seguir, avaliar as possibilidades de escolha… E, finalmente, tomar a decisão para o futuro.
A escolha não é fácil por inúmeras razões. Pode ser dificultada pela nota que se obtém no exame de acesso, por não se ter a certeza de qual a área da medicina mais adequada, por não se conhecerem suficientemente bem os serviços ou os hospitais onde se terá de passar os próximos cinco ou seis anos de vida profissional… Mas neste novo episódio do QUASE ESPECIALISTA, vamos, com certeza, dar uma ajuda.
Carlos Ferreira é cirurgião geral no Hospital da Luz Lisboa e Carlota Branco é a primeira interna de cirurgia geral a fazer a sua formação pós-graduada neste Hospital.
São tutor e interna e são os convidados especiais deste podcast, para explicar tudo sobre o internato de cirurgia geral no Hospital da Luz.
O QUASE ESPECIALISTA é o novo programa do podcast Hospital da Luz e está disponível em todas as plataformas streaming de audio e no Youtube também. Subscreva e siga-nos.
-
Fehlende Folgen?
-
Quando nos estamos a aproximar do momento em que tantos jovens médicos estão prestes a decidir sobre qual a especialidade onde se fará o seu futuro profissional, continuamos a apresentar o programa de internato médico do Hospital da Luz.
Neste novo episódio do podcast QUASE ESPECIALISTA, falamos da formação em anatomia patológica com Ana Catarino, diretora do serviço de anatomia patológica do Hospital da Luz Lisboa, e com a médica interna Ana Pestana Lopes.
Como funciona este internato no Hospital da Luz? O que tem de especial o Hospital da Luz para ser escolhido pelos jovens médicos à procura da especialidade certa? Ambas respondem a estas e a muitas outras perguntas, no episódio 7 deste podcast Hospital da Luz.
Subscreva e siga-nos na sua plataforma preferida. O Hospital da Luz está em todas.
-
Ao fim de vários anos de estudo no curso e no ano comum, os médicos têm finalmente a oportunidade de conhecer e estudar a área da especialidade que escolheram e que irão exercer para o resto da sua vida profissional.
Esta etapa de formação deve ser particularmente estimulante para os internos. Não é exatamente o momento em que têm o primeiro contacto com doentes e com vida de hospital, mas é certamente aquele em que vão começar a sentir a responsabilidade do que é ser médico.
O Hospital da Luz começou em 2013, quando recebeu da Ordem dos Médicos a idoneidade formativa para a especialidade de medicina interna.
Com Filipa Malheiro, especialista em Medicina Interna, e Margarida Nascimento, que está a terminar o internato, ficamos a conhecer, neste episódio do QUASE ESPECIALISTA, como funciona e como tem sido a experiência do internato de Medicina Interna no Hospital da Luz.
O QUASE ESPECIALISTA é o novo programa do podcast Hospital da Luz e está em todas as plataformas streaming de audio e no Youtube também. Siga-nos na sua preferida.
-
O Hospital da Luz Lisboa foi o primeiro hospital privado em Portugal a ter idoneidade formativa da Ordem dos Médicos para formar especialistas em várias áreas da medicina. Cerca de dez anos depois de ter recebido o seu primeiro interno, o Hospital da Luz continua a fazer a diferença na formação das futuras gerações de médicos no nosso país.
A oncologia médica é certamente uma das especialidades mais desafiantes da Medicina, quer do ponto de vista técnico e científico, quer do ponto de vista humano. Fazer a formação pós-graduada nesta especialidade talvez seja, por isso, duplamente mais difícil para quem está a começar a pensar escolher para toda a sua vida profissional esta área da medicina.
O serviço de oncologia do Hospital da Luz Lisboa tem, quase desde o início, idoneidade formativa dada pela Ordem dos Médicos para formar especialistas. Isso quer dizer que tem a atividade, a causuística e a complexidade de casos necessária e suficiente para permitir um internato completo e integral.
Neste novo episódio do QUASE ESPECIALISTA, ouvimos Catarina Pulido, a tutora e médica especialista do Centro de Oncologia do Hospital da Luz Lisboa, e Jorge Correia, que escolheu o Hospital da Luz Lisboa para aprender a ser oncologista, falarem do internato de especialidade em oncologia no Hospital da Luz.
Siga e subscreva o novo podcast Hospital da Luz. QUASE ESPECIALISTA está em todas as plataformas.
-
O Hospital da Luz Lisboa foi o primeiro hospital privado a receber idoneidade formativa para formar especialistas em neurologia. Foi em 2016 e esse momento tornou-se um marco importante da nossa história e do papel que o nosso Hospital tem tido na formação das novas gerações de médicos e de especialistas.
O QUASE ESPECIALISTA continua a percorrer os caminhos do internato médico de especialidade no Hospital da Luz, procurando dar a conhecer o que de bom se faz por cá para motivar novos médicos a escolherem o nosso Hospital para a sua formação pós-graduada.
Inês Brás Marques, especialista em neurologia no Hospital da Luz Lisboa e tutora, e Renato Oliveira, interno nesta especialidade, são os convidados especiais deste novo episódio do QUASE ESPECIALISTA, onde ficamos a saber como funciona e quais as vantagens do internato médico em neurologia no Hospital da Luz.
Siga e subscreva o novo podcast Hospital da Luz na sua plataforma preferida. O QUASE ESPECIALISTA está em toda.
-
O Hospital da Luz Lisboa tem, neste momento, mais de 30 internos de especialidade a fazer a sua formação, em mais de uma dezena de especialidades médicos e cirúrgicas.
Mas o que é que nos distingue?
Neste novo episódio do QUASE ESPECIALISTA, ficamos a conhecer o internato em anestesiologia, ouvindo, na primeira pessoa, a experiência e as expetativas de Susana Albuquerque, médica especialista em anestesiologia no Hospital da Luz Lisboa, e de Margarida Telo, a sua interna desta especialidade.
QUASE ESPECIALISTA é um novo podcast Hospital da Luz, para subscrever e seguir nas plataformas streaming de audio e no Youtube também. O Hospital da Luz está em todas.
-
A formação médica é, provavelmente, a mais longa, mais exigente e mais difícil de todas as formações profissionais. Por isso, deve ser criteriosamente ponderada, avaliada e escolhida.
Neste segundo episódio do novo podcast Hospital da Luz, ficamos a conhecer Bernardo Neves, que se tornou especialista em Medicina Interna depois de fazer sua formação pós-graduada no Hospital da Luz Lisboa, e a sua tutora Anabela Raimundo, atual diretora do Internato Médico no Hospital da Luz.
Por que escolheu o Hospital da Luz? E como foi ser interno e tutora do primeiro grupo de jovens médicos a entrar no programa de internato médico de um hospital privado? Ouça as respostas neste QUASE ESPECIALISTA.
Siga e subscreva o novo podcast Hospital da Luz. Estamos em todas as plataformas streaming de audio e no Youtube também.
-
Com o objetivo de proporcionar aos jovens médicos a possibilidade de uma escolha consciente e informada sobre a especialidade que procuram e o hospital onde podem especializar-se, Anabela Raimundo, diretora do Internato Médico do Hospital da Luz, e Alexandra Baião Horta, que foi responsável pela criação deste programa no grupo Luz Saúde, falam de como tudo começou há mais de dez anos no Hospital da Luz e dos mais de 30 internos em 13 especialidades diferentes que estão neste momento a fazer connosco a sua formação pós-graduada.
Afinal, o que tem o Hospital da Luz de especial para que os jovens médicos nos escolham?Ouça a resposta neste 1º episódio do QUASE ESPECIALISTA.
Siga e subscreva o podcast Hospital da Luz na sua plataforma preferida.