Folgen
-
Qual o segredo do conteúdo de milhões? Ainda dá pra se expressar criativamente na internet, sem pirar pelos likes, números e interações? Aliás, será que não passou da hora da gente ressignificar a criação e curtir mais o processo? Para falar sobre criar, colocar no mundo (e nas telas) e tentar pirar menos, conversamos com Chico Felitti, jornalista, podcaster e escritor responsável por um dos podcasts mais ouvidos desse ano (A mulher da casa abandonada), e com o Dr. Hugo Monteiro Ferreira, professor, escritor e pesquisador, autor do livro “A geração do quarto: quando crianças e adolescentes nos ensinam a amar”.
-
O que você, Jennifer Lopez, Thaynara OG, Kardashians e todos nós temos em comum? Elas, as inseguranças! Afinal, quem nunca se pegou comparando o corpo, casa, vida e estilo com os de desconhecidos nas redes sociais? No episódio de hoje conversamos com Thaynara OG (@thaynaraog) influenciadora, criadora e embaixadora do Unicef Brasil, e Muriel (@obarrigapositiva) nutricionista e especialista em transtornos alimentares, sobre os impactos da comparação – principalmente no nosso corpo – e sobre estratégias para construir um feed que acolhe mais do que reprime as nossas particularidades. Vem nessa?
-
Fehlende Folgen?
-
Quando foi que o tempo da gente deixou de ser nosso pra ser das telas, de quem nos chama no WhatsApp, das notificações das redes sociais, das demandas do e-mail? Como a gente faz pra se reconectar com esse recurso tão nosso - e tão escasso - em tempos de aceleração? Conversamos com duas pessoas que pensam e escrevem sobre tempo e vivem o corre da aceleração no dia a dia. Confira a conversa completa de hoje com Monique Evelle, empresária, jornalista e fundadora da plataforma de formação de empreendedores inventivos, e Lucas Liedke, psicanalista, pesquisador e co-fundador da @floatvibes, que mapeia movimentos comportamentais e culturais que estão vibrando no inconsciente coletivo.
-
O que vem depois da positividade tóxica? Como a gente identifica, lida e não engaja naquilo que afeta negativamente as nossas emoções no digital? Dá pra ser mais feliz online respeitando as nossas vulnerabilidades? No novo episódio do “Querida Internet,” conversamos com Vicente Carvalho (vicentecarvalho_) publicitário e fundador do @razoesparaacreditar e com Cristiano Nabuco (@cristianonabuco) psicólogo, pesquisador e especialista em dependência digital sobre positividade nas redes (inclusive a tóxica), poder das comunidades online e saúde mental.
-
Você tem tentado passar menos tempo na tela, prestar atenção aos conteúdos que consome e já tem alguma noção daquilo que pode ser ou não um gatilho pra você online. Mas tem horas que persistir no lado saudável da força pode parecer difícil. Como resistir a rolar a tela sem limites? Como ficar firme no compromisso de seguir gente que acolhe as nossas vulnerabilidades? Quais são as principais dificuldades dessa relação? Conversamos com quem já sabe que o digital pode ser um lugar melhor e está tentando construir essa relação aos poucos. No episódio de hoje, batemos um papo com a nossa comunidade! Vem ouvir o que os ouvintes do “Querida internet,” têm a dizer?
-
O que é uma métrica de sucesso pra você nas redes? O número de likes, o engajamento, quantas trocas nasceram de um post? Pra Bela Reis, existe uma métrica imbatível: a de conseguir ser você mesmo nas telas. Os limites, aquilo que a gente escolhe mostrar, o que deixamos de compartilhar, como definir o que é importante pra gente nessa relação. Conversamos sobre tudo isso e muito mais com a podcaster por trás do @ppkansada e @angudegrilo. Vem ouvir!
-
O que será que a gente tá procurando nas telas quando rolamos o feed sem parar, entramos num looping infinito de stories ou clicamos com dedo nervoso em todas as notificações que aparecem pela frente? No digital, nós sempre estamos à espera de alguma recompensa, mas e se ela nunca chegar? Conversamos com Elisama Santos (@elisamasantosoc) e Thiago Queiroz (@paizinhovirgula) sobre essas recompensas, estratégias para lidar melhor com o tempo de tela, filhos e internet, criação de conteúdo e muito mais!
-
Na internet todo mundo tem espaço de fala, mas será que nós nos sentimos ouvidos? Como podemos fazer das redes sociais facilitadoras do diálogo, em vez de muros contra as diferenças? No episódio de hoje, conversamos com Alexandre Coimbra Amaral, psicólogo, palestrante, escritor e terapeuta. Aqui, você escuta sobre como ampliar a sua conexão com você mesmo, com quem você ama e com o que você acredita, usando o digital como ponte.
-
Se a gente é o que a gente consome até na internet, como o que a gente tem consumido nos afeta? Filtros, corpos “perfeitos”, rotinas superprodutivas. A grama do vizinho tá sempre mais verde ou, nesse caso, mais bem editada.
Para descobrir como desenvolver estratégias que nos façam olhar com mais carinho para as nossas particularidades e nos cercar de gente mais parecida com a gente, conversamos neste episódio com Letticia Munniz, comunicadora, influenciadora e body activist, e com o Dr. Táki Cordás, médico, pesquisador e doutor em psiquiatria pela USP. -
Pressão para criar, e medo de ficar para trás. Quem vive de criar conteúdo sabe: é comum a sensação de que a gente está em débito com a internet, de que precisamos fazer e criar ainda mais. Até que ponto essa pressão é real e a partir de que ponto ela é uma pressão que a gente se impõe? No primeiro episódio da primeira temporada do “Querida internet”, conversamos com @ESSEMENINO, o nosso garoto "Pifaizêr", sobre como foi parar as máquinas da produção para as redes e ficar um tempo off logo depois de virar meme. E para nos ajudar a entender que é possível construir rotinas saudáveis nas telinhas, contamos com a presença de Rodrigo Nejm, psicólogo e diretor de educação da @SaferNetbr, que nos ajudará nessa empreitada. Vem ouvir!