Folgen
-
Uma das artistas de maior sucesso dos anos 90, Janet Jackson marcou para sempre o cenário musical. Foi uma das primeiras cantoras a falar sobre assuntos considerados tabu na década de 80 e 90, como violência doméstica, sexo do ponto de vista feminino, racismo, LGBTQIA+ e muitos outros.
Após muitos álbuns, uma coleção de hits e turnês de sucesso, Janet teve sua carreira afetada ao se envolver no maior escândalo do Super Bowl, sofrendo boicotes nunca vistos anteriormente e que perduram até hoje.
Lembrada pelos seus feitos na cultura e na música, Janet é referenciada e citada em músicas de diversos astros pop, sendo reconhecida pelo impacto deixado em seus mais de 40 anos de carreira. -
Desde seus 15 anos, Steve Lacy é conhecido por trazer um frescor único para os mais diversos gêneros musicais. Produtor e colaborador de gigantes da indústria, membro de uma das principais bandas do R&B contemporâneo, indicado ao Grammy, dono de hits número 1 das paradas musicais e ainda por cima um ícone fashion, o artista tem um histórico de peso. E ainda nem completou seus 25 anos de vida. Com fusões de estilos e uma voz contagiante, Lacy encanta uma geração inteira.
Ficha técnica:
Apresentação: Harumy Sato
Roteiro e edição: Gabriel Bouqvar -
Fehlende Folgen?
-
Maestro, arranjador e compositor, Arthur Verocai foi por muito tempo uma figura desconhecida para grande parte do público. Seu primeiro disco solo de 1972 não obteve sucesso na época, mas, cerca de 30 anos depois, sua obra foi redescoberta e consagrada como um clássico nacional indispensável. Sampleado por gigantes do rap e fazendo parcerias inéditas com estrelas internacionais, Verocai finalmente vive a glória das suas eternas melodias.
Ficha técnica:
Apresentação: Pedro Guimarães
Roteiro e edição: Gabriel Bouqvar -
Nesse episódio especial, aproveitamos o trabalho final da matéria de Produção Radiofônica da Escola de Comunicação da UFRJ, para trazer um boletim musical sobre três dos lançamentos mais quentes na última quinzena de julho, protagonizado por mulheres fortes e já consolidadas na indústria do pop e do rap: Beyoncé e o aguardadíssimo álbum “Renaissance”; o mais novo single de Megan Thee Stallion “Pressurelicious”, com participação de Future; e a nova música da motomami Rosalía, “Despechá”.
Ficha Técnica:
Roteiro e Apresentação: Isadora Maria
Edição: Fifo -
Você já sabe o que é Numanice? Nesse episódio, resenhamos sobre os trabalhos de Ludmilla no gênero.
Ficha Técnica:
Roteiro, locução e edição: Harumy Sato -
Primeiro álbum solo da cantora Liniker após a separação do grupo Liniker e os Caramelows, Indigo Borboleta Anil traz onze faixas repletas de reflexões sobre o amor próprio e a redescoberta de si. Neste espisódio, resenhamos um pouco sobre essa grande obra, que conta com participações de Milton Nascimento, Tássia Reis e duas orquestras sinfônicas, e também relembramos um pouco da carreira da artista.
Ficha técnica:
Roteiro: Pedro Guimarães
Locução: Carolina Torres
Edição: Luísa Martins -
Jack Antonoff é um dos principais produtores da indústria musical dos últimos tempos. Lançando sucessos desde o início da década de 2010, ele já trabalhou com artistas super renomados, fundou sua própria banda e se aventurou em projetos solos. Do indie ao pop, passando pelo rock, r&b e folk, nem o céu é o limite para Antonoff. Neste episódio, falamos sobre a história e a carreira do músico, passando por seus principais hits e colaborações, para mostrar como ele se mantém relevante no meio e segue sendo um dos principais produtores do presente - e do futuro.
Ficha técnica:
Roteiro e edição: Luisa Martins
Apresentação: Isadora Maria -
Em homenagem ao mês dos namorados, neste episódio resenhamos sobre o duo BABY. Criado pelo casal de músicos Luê e Mateo Piracés-Ugarte durante o período de isolamento social, o projeto trata do amor romântico de forma jovial, bem humorada e sensual. Com uma mescla de referências e ritmos que vão desde o pop até o brega, a multiartista paraense e o vocalista da banda Francisco El Hombre conquistaram diversos fãs com sua autodenominada “MPB caliente”.
Ficha técnica:
Roteiro: Carol Torres
Locução e edição: Pedro Guimarães -
Quem que tá vindo no porte? A Bruta, a Braba, a Forte. Neste episódio, resenhamos sobre o primeiro álbum de estúdio de N.I.N.A, “Pele”. Em seu disco de estreia, que já ultrapassou mais de 2 milhões de streamings, a MC carioca apresenta um trabalho extremamente pessoal. Com letras fortes e beats sinistros, N.I.N.A nos convida para um passeio entre sua história, seus sonhos, conquistas e amores.
Ficha Técnica:
Roteiro: Harumy Sato
Apresentação: Carol Torres
Edição: Gabriel Bouqvar -
A dupla The Neptunes foi responsável por grande parte do som do início dos anos 2000. Lançando hits atrás de hits atrás de hits, Pharrell Williams e Chad Hugo produziram batidas inesquecíveis para os maiores e mais famosos artistas da indústria, sempre com ritmos refinados e contagiantes. Neste episódio, falamos sobre a história da dupla, passamos por alguns de seus sucessos e damos o recado: The Neptunes está voltando com força total. Segura a nostalgia!
Ficha técnica:
Roteiro e edição: Gabriel Bouqvar
Apresentação: Isadora Maria -
Dona de hits eternos como Dancing Queen, Mamma Mia e Waterloo, a banda sueca ABBA marcou gerações. Originais dos anos 70, suas músicas fizeram tanto sucesso que vêm sendo revisitadas há décadas, tanto na indústria musical, como nos palcos e nas telonas. Neste episódio, vamos explorar um pouco da história desse fenômeno e tentar entender como a banda atravessa e une gerações por meio da música.
Ficha técnica:
Roteiro: Carol Torres
Locução: Isadora Maria
Edição: Luísa Martins -
Londres é um caldeirão de culturas e nacionalidades e a sua produção musical é espelho disso. Talvez o maior exemplo de suas misturas esteja justamente na sua nova e potente cena de jazz, que traz artistas jovens dispostos a experimentar com o gênero e revolucioná-lo. Neste episódio, passaremos por alguns dos principais nomes dessa nova onda, pontuando os álbuns e projetos importantes para ficar por dentro desse som.
Ficha técnica:
Apresentação: Pedro Guimarães
Roteiro e Edição: Gabriel Bouqvar
Finalização: Thiago Kropf -
De Britney Spears a Olivia Rodrigo, o Disney Channel é uma figura marcante quando o assunto é lançar artistas no cenário musical. Desde os anos 90 até os dias atuais, a "fórmula popstar" criada pelo canal mudou bastante. Até chegar em seu auge, na década de 2010, a Disney percebeu erros e adaptou seus projetos para garantir o sucesso de suas estrelas, que são conhecidas até hoje como algumas das maiores estrelas do pop mundial. Nesse episódio, falamos sobre como esse cenário foi criado e como ele está mudando atualmente, com Rodrigo sendo o mais novo exemplo do sucesso da fórmula popstar da Disney.
Ficha técnica
Roteiro: Luisa Martins
Apresentação: Carol Torres
Edição: Pedro Guimarães -
Não é novidade que o Trap é um dos estilos musicais mais estourados mundialmente. Com origem direta da cultura hip-hop, o sub-gênero do rap vem se consolidando no mainstream há pelo menos uma década. Mas no Brasil, um país predominantemente apaixonado por sertanejo e outros estilos, a história de sucesso do ritmo ainda é relativamente recente, e sobretudo, ocupada por homens. Por isso, no episódio dessa semana, trouxemos algumas das mulheres que fazem trap e enxergam na cena nacional mais um lugar de necessária ocupação feminina.
Ficha Técnica:
Roteiro: Isadora Maria
Apresentação: Luisa Martins
Edição: Isadora Maria e Gabriel Bouqvar -
Lofi Hip-Hop é para muitos a companhia perfeita para estudar, relaxar, cozinhar, trabalhar, etc... Aconchegante, caloroso e ao mesmo tempo retrô e moderno, o gênero musical gera fãs no mundo todo, mas ainda sim são poucos aqueles que conhecem seus beatmakers. Neste episódio, te apresentamos alguns dos responsáveis pelas batidas que embalam seus momentos reflexivos e explicamos um pouco da onda de sucesso do lofi hip-hop.
Apresentação: Isadora Maria
Roteiro e edição: Gabriel Bouqvar
Finalização: Gustavo Silveira -
Ouvir K-Pop pode ser coisa de jovem, mas provocar um tsunami com músicas, novelas, filmes e programas de um país asiático é resultado de anos de incentivos bem antigos. Neste episódio, vamos falar sobre o Hallyu, a grande onda coreana que atingiu o ocidente e cresce a cada dia no Brasil. E claro, acompanhando de muito BTS, Blackpink e até o Gangnam Style de 10 anos atrás.
Ficha técnica:
Locução, edição e roteiro: Pedro Guimarães -
Do hit “Old Town Road” ao estouro “Montero (Call Me By Your Name)”, neste episódio falamos sobre a trajetória do rapper Lil Nas X. Twitteiro de marca maior, o músico norte-americano de 22 anos começou a ganhar visibilidade por meio de comunidades de fãs na rede social, mas logo entendeu que sua paixão por música ia além da camada de admirador, ele queria ser protagonista. Lançado em 17 de setembro de 2021, seu primeiro álbum de estúdio consagrou o artista como um dos cantores mais impactantes de sua geração.
Roteiro: Pedro Guimarães
Locução: Gabriel Bouqvar
Edição: Gabriel Bouqvar
Finalização: Vinícius Piedade -
Jovens rebeldes com guitarras elétricas, skates e calças rasgadas. Pode parecer algo do passado, enterrado nos anos 2000, mas não: o Pop Punk está de volta. Neste segundo episódio, fazemos uma viagem no tempo pelo gênero musical, partindo de Avril Lavigne e chegando até o ano de 2021, em que a antiga geração se junta com a nova para pular, gritar e perder a voz.
Roteiro: Gabriel Bouqvar
Apresentação: Pedro Guimarães
Edição: Carol Torres -
Neste episódio, resenhamos um pouco sobre o segundo álbum de estúdio de Luísa Sonza, “Doce 22”. Depois de hits como "Braba", "Toma" e "Modo Turbo", a cantora de pop e funk gaúcha apresenta um projeto diferente, que mistura seu estilo dançante e animado clássico com uma pegada mais intimista e reflexiva. Repleto de referências e propostas sonoras e estéticas distintas, “Doce 22” nos convida para uma viagem pelo universo de uma das artistas mais populares do cenário brasileiro atual.
Roteiro: Carol Torres
Apresentação: Carol Torres
Edição: Gabriel Bouqvar