Samfunn og kultur – Portugal – Anbefalte podcaster

  • Podcast do ano 2022 (Prémios Podes). O 45 Graus é um podcast para todos, mas não para qualquer um(a); um espaço para saber mais e pensar criticamente. José Maria Pimentel – curioso por natureza e economista por formação – recebe para a conversa especialistas e pensadores de áreas muito diferentes: ciência, sociedade, economia, política, negócios, filosofia e muito mais. O 45 Graus é um projecto independente financiado pelos mecenas. | Leia o livro «Política a 45 Graus» (https://bit.ly/3ufDKXS), uma reflexão sobre as divisões da política contemporânea. | Ouça o «45 Graus Xpress» para episódios <15 min. | Capa: Constança Soromenho

  • Hear Trevor Noah in a way you’ve never heard him before. “What Now? with Trevor Noah” is a show wherein each episode Trevor will go deep with a special guest, including entertainers, CEOs, actors, athletes, and thought leaders. These are the kind of conversations that happen behind the scenes, full of radical candor, authentic back-and-forths, and honest reactions, with Trevor bringing to bear his classic, effortlessly playful and equally probing style. Produced by Spotify Studios in partnership with Day Zero Productions and Fulwell 73.

  • Podcast de Mafalda Castro e Rui Simões. O nome da Mafalda veio primeiro porque o Rui é cavalheiro. Um casal à conversa sobre temas pouco relevantes para uns e muito pouco relevantes para outros. Sabemos falar línguas mortas e fazemos uma dourada no forno incrível. Não é um convite. Até já!

  • Janela Aberta é um podcast semanal em que penso em voz alta sobre o que me apetecer, sozinho ou com convidados.

  • Um podcast de histórias do impossível, histórias contadas pelos protagonistas, que nos deixam de boca aberta e coração arrebatado. Idealizado e realizado por Inês Castel-Branco, que tem nas histórias o papel de narradora. Sonoplastia de Paulo Castanheira.

  • “Só mais 5 minutos”, quem nunca pediu somente isso. É o que eu digo ao meu filho quando me acorda ou quando chego a casa depois de um dia longo de trabalho e sento-me no sofá. Mas também no meu trabalho, existem entrevistas em que ficamos sempre com a vontade de pedir só mesmo mais 5 minutos. Por isso criei este podcast.
    Um podcast que fala sobre o outro lado das pessoas, das histórias da sua vida, vindas de várias áreas, desde a rádio, à televisão, passando pela política, desporto até às ciências. Para todas elas ficará sempre a última pergunta: Quando pedes só mais 5 minutos.

  • Francisco Pinto Balsemão lança um podcast para assinalar o início das comemorações dos 50 anos do Expresso. Durante 50 semanas, e em contagem decrescente para o dia de aniversário a 6 de janeiro de 2023, o fundador e primeiro diretor do jornal entrevista 50 personalidades marcantes dos mais diversos setores da sociedade. Um novo episódio sempre à sexta-feira de manhã.

  • Todas as semanas, a história de uma Amizade, e tudo o que acontece à volta, na vida de duas pessoas que se encontram na vida. E ficam para sempre. Ou não.

  • Dinheiro, poder e festas da alta sociedade. Nos anos 80, um homem tinha nas mãos as fortunas de boa parte dos ricos e poderosos do país. Ninguém como ele aproveitou a febre da bolsa para fazer dinheiro. Até ao dia em que se viu num beco sem saída e teve de fugir do país.

    Esta é a história de Pedro Caldeira e de como o maior corretor da Bolsa portuguesa seduziu empresários, aristocratas e até um futebolista e um apresentador de televisão. E perdeu os milhões que lhe confiaram.

    Narração: São José Correia

    Banda sonora: The Legendary Tigerman

    Guião e entrevistas: Edgar Caetano

    Sonoplastia e pós-produção áudio: Artur Costa

    Design gráfico: Miguel Feraso Cabral

    Edição: João Santos Duarte

    Coordenação: Miguel Pinheiro, Filomena Martins, Pedro Jorge Castro, Ricardo Conceição e Sara Antunes de Oliveira.

  • Sou a Inês Nunes. Sou autora, coach de líderes femininas e uma voz ativa no empoderamento de mulheres que querem criar a realidade dos seus sonhos.

    Este podcast é para mulheres que sabem que estão aqui para criar verdadeira transformação no mundo e querem atrair abundância com autenticidade e conexão a alma.

    A cada episódio partilho as minhas histórias, lições, aprendizagens, e, claro, canalizações do divino. Trago-te ainda as pessoas que mais me inspiram para conversas de alma para alma e dou-te as ferramentas e inspiração que precisas para manifestares todos os teus sonhos e expandir-te ao teu próximo nível de evolução.

  • Uma espécie de diário, mas de uma revoltada. De duas em duas semanas podem contar com umas quantas queixas. Take a valium ;)

  • 4 comunicadores, 4 especialistas, 4 temas - Economia, Sociedade, Política e Ciência -, todas as semanas no [IN] Pertinente. Um confronto bem disposto entre a curiosidade e o saber. Porque quando há factos, há argumentos. 

    [IN] Pertinente é um podcast da Fundação Francisco Manuel dos Santos que pretende dar respostas às perguntas de todos, contribuindo para uma sociedade mais informada. 

    Voz: Isabel Abreu; Banda Sonora: Fred Pinto Ferreira

  • Esta é a história nunca contada do plano mais louco de sempre para derrubar Salazar. Em 1959, um ano depois da derrota do general Humberto Delgado nas eleições presidenciais, os opositores do Estado Novo já não têm ilusões: o regime só pode cair pela força. É nos cafés de Lisboa e nas noites de boémia que um grupo de artistas surrealistas tem uma ideia para começar a deitar abaixo a ditadura. A eles vão juntar-se revolucionários profissionais, num plano que vai ter como nome de código "Operação Papagaio". Nas últimas seis décadas, a operação foi descrita como um delírio de surrealistas, sem se saber ao certo o que aconteceu ou não. A verdade esteve todos estes anos guardada nos arquivos da PIDE, que escondiam uma outra ligação secreta: um dos conspiradores acabou assassinado pelos companheiros, um crime que deu origem ao livro "A Balada da Praia dos Cães", de José Cardoso Pires.

    Narração: Miguel Guilherme

    Banda sonora: Rita Redshoes

    Guião: Tânia Pereirinha

    Entrevistas: Tânia Pereirinha e João Santos Duarte

    Sonoplastia e pós-produção áudio: Diogo Casinha

    Design gráfico: Miguel Feraso Cabral

    Edição: João Santos Duarte

    Coordenação: Miguel Pinheiro, Filomena Martins, Pedro Jorge Castro, Ricardo Conceição e Sara Antunes de Oliveira.

  • Livres e sonhadores, os anos 80 em Portugal foram marcados pela consolidação da democracia e uma abertura ao mundo impulsionada pela adesão à CEE. Foram anos de grande criatividade, cujo impacto ainda hoje perdura. Apesar dos bigodes, dos chumaços e das permanentes, os anos 80 deram ao mundo a melhor colheita de sempre? Neste podcast, damos voz a uma série de portugueses nascidos nessa década brilhante, num regresso ao futuro guiado por Francisco Pedro Balsemão, nascido em 1980

  • Um avião da TAP com destino a Faro é desviado para Madrid. O sequestrador está armado e exige um resgate de 10 milhões de dólares para libertar os reféns: 82 passageiros e 7 tripulantes. O governo do primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro reúne de emergência.

    As forças especiais espanholas cercam o avião e estão prontas para entrar. Naquela noite de 6 de maio de 1980, no momento em que o avião desvia a rota apenas os pilotos sabem o que têm pela frente: de arma na mão está um miúdo de 16 anos.

    “Piratinha do Ar” é uma série para ouvir em seis episódios e faz parte dos Podcast Plus do Observador.

    Narração: Margarida Vila-Nova

    Banda sonora: David Fonseca

    Design gráfico: Miguel Feraso Cabral

    Guião e entrevistas: Miguel Cordeiro

    Sonoplastia e pós-produção áudio: Beatriz Martel Garcia

    Edição: João Santos Duarte

    Coordenação: Miguel Pinheiro, Filomena Martins, Pedro Jorge Castro, Ricardo Conceição e Sara Antunes de Oliveira.

  • Assine e receba nossos áudios exclusivos: https://liberteasuaimaginacao.com/

    Através de um delicado áudio erótico, nosso podcast "Liberte a sua Imaginação" é um convite ao prazer feminino. Cada áudio erótico é cuidadosamente criado para promover uma jornada de erotismo e sensualidade. Explore uma fantasia erótica em cada episódio, proporcionando uma experiência auditiv

  • O seu podcast de esquerda, mas sem perder a ternura!

  • Não é um podcast de política ou de economia, nem de artes ou ciência. É uma conversa solta com os protagonistas de hoje que nasceram na década de 70. A geração que está aos comandos do país ou a caminho. Aqui falamos de expectativas e frustrações. De sonhos concretizados e dos que se perderam. Um retrato na primeira pessoa sobre a indelével passagem do tempo, uma viagem dos anos 70 até aos nossos dias conduzida por Bernardo Ferrão.

  • Um podcast que é uma janela voyeurística - semanalmente e durante 30 minutos - com vista sobre as conversas entre Martim Sousa Tavares e Hugo van der Ding. Num tom que oscila entre o descontraído e o extremamente formal, entre o terra-a-terra e o puramente pedante, discorrem sobre temas do conhecimento geral (ou não) e do interesse dos ouvintes e da nação (ou não). Histórias de que ninguém se lembra ou detalhes desconhecidos de histórias de que toda a gente se lembra, como o crime da Aldeia Velha, a história do navio Tolan ou a Santinha da Ladeira. Como é óbvio, mais que os temas em si, interessa o que estes dois têm para dizer, e só é pena que dure tão pouco.