Nyheter – Portugal – Anbefalte podcaster

  • É mais que uma entrevista, é menos que um debate. É uma conversa com contraditório em que, no fim, é mesmo a opinião do convidado que interessa. Quase sempre sobre política, às vezes sobre coisas realmente interessantes. Um projeto jornalístico de Daniel Oliveira e João Martins. Imagem gráfica de Vera Tavares com Tiago Pereira Santos e música de Mário Laginha.

  • Rui Ramos e João Miguel Tavares pretendem tirar o pó à História, tornando-a aquilo que merece ser: fascinante, apaixonante, discutível e polémica. Se tiver dúvidas, pergunte: [email protected]

  • Para mudar o mundo, eles mantêm-se na sombra. Um programa da SIC Notícias com João Miguel Tavares, Pedro Mexia, Ricardo Araújo Pereira e coordenação de Carlos Vaz Marques

  • Hear Trevor Noah in a way you’ve never heard him before. “What Now? with Trevor Noah” is a show wherein each episode Trevor will go deep with a special guest, including entertainers, CEOs, actors, athletes, and thought leaders. These are the kind of conversations that happen behind the scenes, full of radical candor, authentic back-and-forths, and honest reactions, with Trevor bringing to bear his classic, effortlessly playful and equally probing style. Produced by Spotify Studios in partnership with Day Zero Productions and Fulwell 73.

  • Jornalismo independente, progressista e dissidente.

  • Todas as terças-feiras na SIC Notícias, o debate entre Daniel Oliveira e Francisco Mendes da Silva. Às quintas, José Eduardo Martins e Pedro Delgado Alves. Na manhã seguinte, sempre em podcast.

  • Programa de conversa semanal moderado por José Manuel Fernandes, com Jaime Nogueira Pinto e Jaime Gama.

  • Da edição semanal do Expresso para o formato podcast. A opinião de Miguel Sousa Tavares, de viva voz, todas as sextas-feiras à tarde. Com um tema extra, improvisado, para descobrir na parte final de cada episódio

  • Miguel Pinheiro avalia diariamente três figuras. Pode ouvir o bom, o mau e o vilão de segunda a sexta depois das 8h25 na Rádio Observador.

  • A análise de Nuno Rogeiro sobre os temas que marcam a atualidade internacional. Todos os domingos, às 14h, Leste/Oeste na SIC Notícias e em podcast

  • Um debate de ideias sobre temas nacionais e internacionais. Na SIC Notícias à segunda-feira, com Catarina Martins e Cecília Meireles, e à quarta, com Miguel Morgado e Miguel Prata Roque.

  • Série de episódios de "O Amor é", na Edição de fim-de-semana, versão longa. Júlio Machado Vaz em conversas sobre amor e sexualidade com Inês Meneses.

  • Série de episódios de "O Amor é", na Edição diária, versão curta, com exibição na Antena 1. Júlio Machado Vaz em conversas sobre amor e sexualidade com Inês Meneses.

  • José Milhazes e Nuno Rogeiro analisam a atualidade internacional. Todas as terças no Jornal da Noite da SIC e em podcast

  • Neste podcast falamos dos temas económicos que marcam a atualidade. Todos os dias resumimos o que precisa de saber sobre os números nacionais e internacionais em episódios de poucos minutos. E ao sábado, as grandes notícias são discutidas pelos jornalistas de Economia do Expresso. Oiça e subscreva o Economia dia a dia em qualquer plataforma de podcasts ou siga em Expresso.pt

  • Um retrato falado de André Ventura, sobre o caminho contraditório do líder do Chega para o extremismo político. A narrativa, da autoria do jornalista do Expresso Vítor Matos, conta a história de André antes do venturismo, um fura-vidas à procura de uma oportunidade, e que ascende na Igreja, na academia e no comentário, até ceder às tentações da notoriedade e do populismo. Entre Deus e o Diabo, Como André se fez Ventura, é um podcast narrativo de sete episódios com publicação semanal. A partir de 12 de março e a cada domingo será publicado um novo capítulo em todas as plataformas de podcast e em Expresso.pt

  • De segunda a sexta às 7h: Antes de tudo: P24. O dia começa aqui.

  • Ana Garcia Martins, mais conhecida por Pipoca Mais Doce, faz uma análise à forma como os temas da atualidade estão a ser vividos nas redes sociais. Dá para tudo, da política ao desporto, passando pela cultura, moda e televisão.

  • Há uma geração com novos ângulos, preocupações e ideias que merece ser ouvida. Diana Duarte dá a conhecer jovens com neurónios saltitantes, com sentido crítico, especialistas nas suas áreas. É um programa aconselhável a quem está farto de ouvir sempre as mesmas vozes a opinar na rádio.

  • Podcast de debate entre três «indivíduos na casa dos trinta» – Afonso Eça, João Tiago Gaspar e José Maria Pimentel – que se juntam para discutir assuntos políticos e económicos «sem partidarites nem salamaleques». Os autores assumem-se como liberais, embora discordem quanto ao significado desse rótulo, mas não abdicam sua independência. Os episódios são disponibilizados quinzenalmente (agora em parceria com o ECO).

    -> Afonso Eça: Nascido em 1987, natural de Lisboa. É empreendedor na área de fintech, sendo um dos administradores da Raize (plataforma de financiamento colaborativo). É também professor convidado na Nova SBE onde lecciona diversas cadeiras do mestrado de Finanças. Na gíria do comentário, em Portugal, seria apelidado de “neoliberal”, mas julga-se apenas um convicto liberal clássico.

    -> João Tiago Gaspar: Nasceu em 1990 e cresceu nas imediações da Serra de Aire. Trabalha na Fundação Francisco Manuel dos Santos (uma instituição respeitável que não é para aqui chamada) enquanto politólogo (à falta de melhor palavra) e editor. Em tempos idos licenciou-se e completou o mestrado em ciência política na Universidade Católica, tendo sido estudante visitante na Universidade do Colorado, em Boulder, e na Universidade de Oxford. Diz identificar-se com o liberalismo social, uma ideologia reformista que não tem muitos adeptos em lado nenhum, por isso escusam de contar com ele para morrer pela causa.

    -> José Maria Pimentel: Autor e anfitrião do podcast "45 Graus". Da colheita de 1987 e natural de Coimbra, é economista de formação, com mestrado pela Universidade de Tilburg, na Holanda, e um MBA (“Lisbon MBA”). Tem carreira profissional no sector financeiro e actividade docente no ISCTE-IUL (anteriormente, também na Nova SBE). Tem coração liberal -- e isso nota-se -- mas tenta ir à procura da razão onde ela estiver, seja na direita tradicional, na esquerda clássica ou na nova esquerda da justiça social (ou isso, ou -- como há quem tenha dito -- gosta simplesmente de ser do contra).